terça-feira, 20 de outubro de 2015

DILEMA ... casa ou infantário


@pinterest

Li uma noticia sobre educação pré.escolar na Finlândia. Como mãe esta questão preocupa-me. Cada caso é um caso e todas as situações devem ser enquadradas.  Na impossibilidade de poderem ficar com os pais e não havendo alternativas, o infantário é a opção da maioria. A casa dos avós até aos 2/3 anos supre na integra as necessidades da criança. São laços que se estreitam e dão segurança nesta etapa do desenvolvimento dos mais pequeninos, cuja necessidade principal não é socializar ou ganhar imunidade. Infelizmente, nem todas as crianças podem usufruir deste pequeno lugar encantado e fábrica de afetos que é estar em casa com os pais, ou em alternativa com os avós.

Desejando que a Finlândia fosse no cimo da nossa rua, e olhando para o meu filho a dormir nas manhãs de pressa agarrado à sua manta de eleição, preocupa-me a ideia de um dia o ter de acordar para ir aprender letras e números,formas geométricas e outras tantas coisas que fazem parte dos conteúdos programáticos do pré-escolar e que anulam a curiosidade e a magia da entrada para a escola. 

Enquanto for possível, quero que o meu filho acorde quando descansou o suficiente, que corra à tarde no jardim, que possa brincar com o nosso cão na rua, que me vire a casa e paciência do avesso, que atire o pão para o chão ou  descongele tranches de pescada atrás do sofá.

Do pré-escolar espero coisas simples, apenas que o meu filho um dia tenha condições para ser imensamente feliz.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá. Será possível partilhar o conteúdo/local para encontrar a notícia?
    Desde já obrigado e parabéns pelos pista pertinentes!

    ResponderEliminar
  3. Olá. Será possível partilhar o conteúdo/local para encontrar a notícia?
    Desde já obrigado e parabéns pelos pista pertinentes!

    ResponderEliminar