terça-feira, 13 de outubro de 2015

Miúdos com "bichos carpinteiros"



Pedro pára, Pedro, já de disse para estares quieto. Pedro estás num consultório. Pedro, estas a ouvir a mãe? Pedro!!!! Este miudo parece que tem "bichos carpinteiros"!

A hiperactividade é uma dificuldade ou mesmo incapacidade ao nível da atenção, da actividade motora e da impulsividade. Os sintomas manifestam-se ao longo do desenvolvimento da criança e antes dos 7 anos de idade. Para ser diagnosticada têm de estar presentes em mais do que um contexto (por ex. escola e casa).

Estas crianças manifestam:

- inquietação motora
- agitação
- dificuldade de concentração
- dificuldade de atenção
- impulsividade

São crianças com dificuldade em estar sossegadas, em estar atentas e procuram fazer várias coisas ao mesmo tempo. A sua impulsividade, leva-os a não reflectir sobre o que fazem, implicando dificuldades de relacionamento com o grupo de pares.
São crianças que se sentem sozinhas, são crianças com baixa auto-estima que se sentem frequentemente culpabilizados, por não conseguirem "ser como os outros". São um grande desafio para os pais, que não sabem como lidar com a agitação e com as chamadas de atenção dos "outros" relativamente aos seus filhos. 
É fundamental compreender a patologia para intervir com eficácia e minimizar o impacto social que existe sobre estas crianças. São crianças, com hiperactividade mas não deixam de ser crianças.
Não se conhece a causa, os especialistas sugerem alterações neurológicas. Situações traumáticas e o peso da genética podem também contribuir para a manifestação da patologia.

Na maioria dos casos, os sintomas surgem por volta dos 3 anos, em que as crianças manifestam dificuldade em participar em jogos ou brincadeiras por não conseguirem esperar a sua vez. Contudo, é na entrada para a escola que o quadro se torna mais evidente pelas dificuldades de desempenho.


Crianças com hiperactividade, não são "mal-educadas", precisam de atenção e compreensão. Crianças, são crianças!

Sem comentários:

Enviar um comentário