quarta-feira, 28 de outubro de 2015

BUUU... vamos falar de medos


camille stoos@pinterest



O João tem medo do escuro e de fantasmas.E de coisas... A sua cabecinha de fértil imaginação, cria seres assustadores que aparecem quando a mãe fecha a luz e mal ele tenta dormir. Assustado, senta-se na cama e grita: Mãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaae!! A mãe senta-se com ele na cama e pergunta o que se passa. O João apenas diz: Não quero dormir! Não tenho sono!



À boleia do Halloween, vamos falar de medos e aproveitar a data para os desmistificar, para os pôr a fugir. 

O medo é uma reacção emocional,  faz parte da infância e única forma que temos de o amenizar é enfrentando-o. Em função da idade, os medos  variam. Na infância, os medos mais comuns são de monstros, fantasmas, barulhos e reactivam com o escuro, com a noite. É por esta razão que é comum as crianças evitarem ir dormir.

Aproveite o dia de hoje e sugira à criança fazer uma exploração em casa, a chamada "caça ao monstro que não existe". Prepare-se para o efeito e mostre-lhe que não está nada debaixo da cama, nem no roupeiro, atrás do cortinado ou no espelho. Dê um nome ao medo, o mais ridículo que encontrar. Riam-se com dele. O riso é uma arma poderosa contra os medos. Eu diria que o riso põe os medos a fugir.
Explique-lhe o que são pesadelos com uma linguagem simples e que ele consiga entender. As crianças precisam de palavras que transmitam confiança e segurança. Argumentos simples, consistentes e só. Tenha particular atenção aos desenhos animados, filmes, series, noticias.

Quando chegar a hora de dormir, faça algo que transmita calma à criança. Leia uma história, por exemplo. Dê-lhe os "objectos de conforto", almofada, manta e peluche. Se necessário invista numa luz de presença e deixe a porta do quarto aberta. Procure que a criança se deite antes dos pais e possa adormecer a sentir-se acompanhada.


Boa noite, sem medos! <3

Sem comentários:

Enviar um comentário