sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O QUE É TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL (TCC)?



Bom dia! Adorei o pequeno artigo que a Psicóloga Ana Paula Donate, escreveu falando sobre Terapia Cognitiva Comportamental.


Desenvolvida por Aroon Beck na década de 50 após procurar evidências empíricas que comprovassem a teoria da autoagressão em pacientes depressivos. 
A TCC é uma abordagem psicoterapeutica vinculada ao desenvolvimento científico da psicologia e dasneurociências. Está em constante desenvolvimento.Ela é orientada aos problemas relatados pelo paciente e focada em objetivos.
Foca-se na  história de vida e ao contexto do sujeito, o que desencadeou/ desencadeia o problema e os motivos pelos quais estes têm sido mantidos.
É voltada para a compreensão dos problemas e para ação. Sendo assim, ela tem impacto na vida diária dos indivíduos, não apenas no setting terapêutico.
A todo momento do processo psicoterapetico os objetivos e instrumentos são claros para o paciente, de modo que aos poucos o terapeuta passa a ter um papel menos ativo no processo visto que o paciente passa a conhecer melhor seus processos de mudança.
A TCC acredita que a forma com que observamos os eventos da vida, ou seja, a nossa interpretação interfere nas nossas emoções e, por sua vez, interfer no comportamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário